Franquias e negocios
Pagina inicial / Notícias sobre franquias / ABF anuncia nova Diretoria para o Biênio 2017-2018 /
data da postagem: 30/11/2016

ABF anuncia nova Diretoria para o Biênio 2017-2018

Altino Cristofoletti Junior, da Casa do Construtor, juntamente com nova equipe que assume em janeiro, dará continuidade ao protagonismo da entidade.



Nesta quarta (23/11), a ABF – Associação Brasileira de Franchising promoveu, em acordo com o estatuto da entidade, uma Assembleia Geral Ordinária para eleição do Conselho Diretor para o Biênio 2017-2018. Dentro de uma estrutura de Governança, onde o Conselho de Associados estabelece o direcionamento estratégico, o Conselho Diretor é responsável pela implantação das ações que visam cumprir a missão da ABF, ou seja, o desenvolvimento do franchising no Brasil, além do fortalecimento institucional da entidade. Como ocorre desde a fundação da ABF, apenas uma chapa se inscreveu, sendo sua escolha confirmada pela Assembleia, mostrando, mais uma vez, a coesão e harmonia dos profissionais do franchising nacional. Na ocasião, também foi eleito o novo Conselho Fiscal – responsável por analisar e fiscalizar as contas e ações da entidade – para o mesmo período. Confira abaixo a nova composição do Conselho Diretor e Conselho Fiscal da ABF e que assumem suas funções em janeiro de 2017.

 

A liderança da nova equipe ficou a cargo de Altino Cristofoletti Junior, atual vice-presidente da ABF, presidente da rede Casa do Construtor e um participante ativo da entidade há mais de 15 anos que, juntamente com um grupo de associados engajados, além do staff de mais de 30 profissionais da ABF, dará continuidade à missão da entidade.  “A ABF e o mercado de franquias evoluíram muito nos últimos anos. A ABF ratificou ainda mais seu papel de guardiã do setor, intensificando sua interlocução com as três esferas do poder público e expandindo sua oferta para associados e demais stakeholders. O cenário econômico muito restritivo começa a dar sinais de recuperação, com aumento do índice de confiança dos consumidores, mas soluções disruptivas continuam a ser fundamentais para a manutenção do crescimento das redes, o que torna a nossa missão mais desafiadora”, afirma Cristofoletti.

 

A proposta da nova chapa é baseada em três pilares principais: Protagonismo, Educação e Sustentabilidade dos Negócios. Os dois primeiros vêm das gestões anteriores e o terceiro trata-se de uma atualização para fazer frente aos desafios de um mercado cada vez mais competitivo e instável. Em Protagonismo, a proposta é dar continuidade à intensa articulação com as diversas instâncias do governo e com entidades correlatas do varejo, buscando assim melhorias tangíveis para o setor. Em Educação, a meta é aprofundar ainda mais a oferta de cursos de capacitação e conteúdos para franqueadores, profissionais do franchising e potenciais franqueados. Isso será feito por meio da expansão de plataformas online e pela manutenção da parceria com o Sebrae, que já levou conhecimento qualificado sobre o setor para mais de 200 cidades em todo o Brasil.

 

Já Sustentabilidade dos Negócios aprofunda e desenvolve o pilar Capilaridade da gestão anterior. “Entendemos que o objetivo último da capilaridade, seja nacional ou internacional, é perpetuar a rede. No entanto, outras ações também contribuem com este objetivo, por isso, a revisão. Logo, vamos trabalhar, além da expansão, temas como governança, sucessão, controle das operações, consistência no planejamento e na formatação da rede como forma de incentivar uma visão ampla de sustentabilidade aplicada aos negócios”, explica o futuro diretor presidente da ABF.

 

Altino Cristofoletti Junior ressalta que outra prioridade é o desenvolvimento contínuo da ABF e de seus quadros. “Não é apenas entre nossos associados que queremos incentivar uma política de desenvolvimento contínuo. Isso se aplica também à própria entidade. Seja na capacitação e desenvolvimento de nossa própria equipe interna, seja na formatação de processos bem estruturados, ou ainda investindo em tecnologia para garantir uma maior eficiência e elevar ainda mais os níveis de serviço para nossos associados”, ressalta.

 

Ainda segundo o novo diretor-presidente, a ABF conta com um grupo de profissionais extremamente competente, engajado e que pensa no coletivo. “Eu serei apenas um coordenador das ações da ABF, uma entidade promotora do desenvolvimento do franchising, setor que contribui para o desenvolvimento do País”, completa.

 

Após a conclusão da Assembleia, a atual diretora-presidente, Cristina Franco, em um ato simbólico passou a caneta para Cristofoletti, homenageando-o. “Competência, garra e alegria você já tem. Desejo a você todo sucesso à frente da nossa entidade”, disse Cristina, que a partir de janeiro de 2017 atuará como membro do Conselho de Associados da entidade.

 

Confira abaixo como fica a liderança da ABF para o Biênio 2017-2018:

DIRETORIA ABF 2017-2018

CARGO

NOME

MARCA

MINI CV

Diretor-Presidente

Altino Cristofoletti Junior

Casa do Construtor

Graduado em Engenharia Civil, Altino Cristofoletti Junior possui MBA em Franquia e é um Empreendedor Endeavor. Sócio fundador da Casa do Construtor, o empresário foi também franqueado dos Correios. Foi vice-presidente da ABF por dois mandatos e presidente da Comissão de Ética, além de ter ocupado outras posições na ABF, entidade na qual milita há mais de 15 anos.

Diretor Vice- Presidente

Alexandre Guerra

Giraffas

Formado em Direito, Alexandre Guerra tem dois mestrados em gestão e MBA com foco em comércio internacional, dentre outras especializações. Com passagem pelo Banco Fator, o executivo fez carreira no Giraffas, assumindo em 2011 a presidência executiva, posição que ocupa até hoje.

Diretor Administrativo-Financeiro

Carlos Sadaki Kaidei

China in Box

Formado em Administração de Empresas, Carlos Sadaki Kaidei fundou, em 1992, a rede Gendai. Em 2008, criou o Grupo Trendfoods, proveniente da fusão entre as redes Gendai e China in Box. Atualmente, é vice-presidente executivo do Grupo Trendfoods com 220 lojas.

Diretor Jurídico

Fernando Tardioli Lúcio de Lima

Tardioli Lima Advogados

Graduado em Direito e especializado em Direito Processual Civil e em Direito Empresarial, Fernando Tardioli foi diretor institucional e diretor jurídico da ABF nas duas últimas gestões. Anteriormente, já atuou como membro da Comissão de Ética e da Comissão Jurídica da ABF.

Diretor Internacional

André Friedheim

Café do Ponto

Formado em Administração de Empresas, André Friedheim é pós-graduado em Marketing e Finanças.  É diretor internacional da ABF desde 2013. Antes, entre 2000 e 2008, foi diretor de marketing. O executivo é máster franqueado das redes Café do Ponto e Casa Pilão e é sócio-diretor da consultoria FRANCAP.

Diretor de Treinamento, Cursos e Eventos

Décio Casarejos Pecin Junior

CNA

Formado em Ciências Contábeis e Gestão de Empresas com diversas especializações e MBAs, Décio Pecin é CEO da rede CNA Inglês Definitivo. O executivo ocupou cargos de direção e superintendência no Banco Bradesco, Açotubo e ABRASCE – Associação Brasileira de Shopping Centers.

Diretor de Marketing

Ronaldo da Silva Pereira Junior

Óticas Carol

Graduado em Administração de Empresas e mestre em Finanças, Ronaldo Pereira é presidente das Óticas Carol desde 2009. Especialista em reposicionamento de marca por meio de gestão de marketing e comunicação, o profissional foi, durante seis anos, CEO e cofundador da General Optical.

Diretor Institucional

Juarez Augusto Barbosa Leão

Leão Business Upgrade

Graduado em Administração de Empresas, com pós-graduações em Marketing, Gestão de Marcas e Franchising, Juarez Leão é fundador da consultoria Leão Business Upgrade, tendo passado por diversas grandes empresas. Foi diretor de treinamento, cursos e eventos da ABF nas duas últimas gestões, dentre outras posições.

Diretor de Franqueados

Alberto Tadassi Oyama

Contém 1G

O empresário Alberto Tadassi Oyama, que atua na área de franquias e varejo há mais de 14 anos, é multifranqueado. Foi membro da Comissão de Ética da ABF e membro do Comitê de Franqueados da entidade.

Diretora de Microfranquias

Adriana Auriemo Miglorancia

Nutty Bavarian

Formada em Administração de Empresas, Adriana é fundadora e diretora da Nutty Bavarian do Brasil. É membro do comitê de Microfranquias e da Comissão de Ética da ABF.


 

CONSELHO FISCAL ABF 2017-2018

NOME COMPLETO

MARCA

Fernando José Fernandes Junior

Fernando José Fernandes Junior Advogados

Delfino Golfeto

Água Doce Cachaçaria

Luiz Filipe de Souza Sisson

iGUi

 

Além do Conselho Diretor, também compõem a Gestão ABF 2017-2018 os seguintes profissionais:

 

Gustavo Schifino

Presidente da Comissão de Ética

Trópico

Formado em Direito e com pós-graduação em Governança Corporativa, Gustavo Schifino é diretor de expansão da rede Trópico e palestrante. É presidente da Comissão de Ética da ABF há uma gestão.

Erik Cavalheri

Diretor Adjunto de Tecnologia

O Boticário

Graduado em Administração de Empresas com especialização em Recursos Humanos, Erik Cavalheri é multifranqueado das marcas O Boticário, Quem Disse Berenice, New Era e Sunglass Hut. Foi membro da Comissão de Ética da ABF no período de 2003 a 2010 e diretor de franqueados de 2010 a 2016.

 

REGIONAIS

RESPONSÁVEL

NOME

MARCA

MINI CV

Regional Sul

Fabiana Estrela

Estrela Franquias

Formada em Fonoaudiologia, Fabiana Estrela possui mestrado em neurociências e MBA em gestão de empresas. É diretora da Estrela Franquias e responsável pela  Regional Sul da ABF desde 2015.

Regional Centro-Oeste

Claudia Vobeto

Posé

Formada em Administração de Empresas, Claudia Vobeto possui especialização em Marketing e Gestão de Pessoas. É sócia-fundadora da Posé Beleza, franquia especializada em serviços de beleza, e responsável pela Regional Centro Oeste da ABF desde 2016.

Diretor-Presidente da ABF RJ

Beto Filho

Astral

Jornalista e especialista em marketing empresarial, Beto Filho é diretor-presidente do Grupo Astral e da ABF Rio – gestões 2007 a 2009, 2013 a 2015 e 2015 a 2017. O empresário e executivo é idealizador da Obra “Franchising Aprenda com Especialistas” da ABF Rio.

Regional Minas Gerais

Danyelle Van Straten

Depyl Action

Formada em Administração de Empresas e especializada em gestão de redes de franchising, Danyelle Van Straten é presidente da Depyl Action, rede que lidera há mais de 20 anos. Em 2014, a executiva assumiu a direção da Regional Minas Gerais da ABF, sendo também palestrante.

Regional Nordeste

Leonardo Lamartine

Bonaparte

Graduado em Administração Financeira e em Turismo, Lamartine é CEO do Grupo Bonaparte e Diretor Regional Nordeste da ABF há duas gestões.

Regional Interior de São Paulo

Ricardo José Alves

Griletto

Empreendedor autodidata, gestor de sucesso e presidente da Halipar, holding que reúne as redes de franquias de alimentação Griletto, Montana Grill, Jin Jin Wok, Jin Jin Sushi e My Sandwich. Em 2004, fundou a rede de grelhados Griletto.



Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada há 29 anos para divulgar, defender e promover o desenvolvimento sustentável, técnico e institucional do modelo de negócio denominado como Franchising/Franquia. Sendo assim, a instituição reúne todas as partes envolvidas na franquia - franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços – para garantir e disseminar as melhores práticas da indústria do franchising no Brasil. Entre as funções desempenhadas pela entidade estão orientar o investidor como pesquisar corretamente uma franquia, indicar leituras especializadas e fornecer dados sobre as empresas franqueadoras no Brasil e no exterior. Para as empresas interessadas em expandir seus negócios por meio do sistema de franquia, a ABF indica quais ações são necessárias para formatar o negócio, assim como relaciona profissionais de consultoria em Franchising para auxiliarem o processo. Mais informações: www.abf.com.br e www.portaldofranchising.com.br.

 

*DFreire Assessoria

 


Outras noticias